Membros de diversas comissões e câmaras técnicas do Conselho Federal de Medicina (CFM) se reuniram, nesta semana (de 16 a 20 de janeiro), na sede da autarquia, em Brasília (DF), para discutir temas fundamentais para a medicina, as especialidades médicas e a operacionalização do trabalho dos conselhos. Entre os encontros, se destacam as reuniões das Câmaras Técnicas de Oftalmologia e de Morte Encefálica, além da Comissão para discussão sobre Tuberculose no Brasil.
Na sexta-feira, dia 20, ainda ocorreu a reunião da Comissão Nacional para Elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina (CEEM) (foto ao lado). O grupo avaliou onze propostas enviadas por professores, estudantes, médicos e pela sociedade civil organizada. O processo para participação foi aberto pelo grupo por meio do site www.ceem.cfm.org.br e receberá colaborações até o dia 31 de março.
Segundo o presidente do CFM e coordenador da Comissão para Elaboração do CEEM, Carlos Vital, a criação deste documento trará, de forma didática e clara, “um conjunto de princípios organizados em diferentes eixos. Se observadas, essas orientações terão reflexos positivos no ambiente acadêmico e também na vida de todos, nas esferas pessoal e profissional”.
Acompanhe em www.portalmedico.org.br as atividades das comissões e câmaras técnicas do CFM, responsáveis por prestar informações em áreas específicas da medicina e oferecer subsídios aos conselheiros na elaboração de pareceres e resoluções.