A plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu nessa quarta-feira (24) uma homenagem ao diretor do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) Isaías Levy, falecido no dia 17 de janeiro. O sentimento entre os conselheiros federais era de que o movimento médico perdeu um grande defensor da valorização da medicina. Durante a plenária, o conselheiro federal pelo Rio Grande do Sul, Cláudio Franzen, relatou, emocionado, a luta de Isaías Levy nos últimos meses para se recuperar de uma pneumonia. “Perdemos um grande amigo e um lutador incansável”, lamentou.
Levy também foi homenageado na reunião da Comissão de Saúde Suplementar (Consu) do Conselho Federal de Medicina (CFM) realizada na terça-feira (23). “O movimento médico perde um grande batalhador, que sempre lutou pela valorização do nosso trabalho e realizou um trabalho essencial durante a elaboração da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM)”, elogiou o coordenador da Consu, Salomão Rodrigues Filho. O CFM, em nomes dos 420 mil médicos brasileiros, solidariza-se com a família e com os amigos e pacientes do conselheiro do Cremers.
Levy começou a participar do Cremers em 1993 e na atual gestão era coordenador do Portal da Transparência. Foi diretor de Relações Internacionais da Associação Médica Brasileira entre 1987 a 1991 e entre 1995 a 1999 ( gestão de Antônio Nassif). Também foi conselheiro fiscal e de Administração da UNIMED Porto Alegre, sendo idealizador do atual plano de saúde para o médico cooperado. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, foi fundador e secretário da sociedade gaúcha dessa especialidade.
Com informações do Cremers