O objetivo é contribuir para o esclarecimento da população sobre o funcionamento do SUS. “A ideia é chamar a atenção da imprensa e da sociedade para as dificuldades que o SUS enfrenta e mostrar real situação da saúde pública em nosso estado. Essa ação faz parte de um cronograma montando por todos os outros CRMs do país e conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina”, afirmou o presidente do Cremero.
O CFM deu início oficial à distribuição da cartilha no dia 4. A publicação oferece aos pacientes em geral informações sobre os direitos que possuem, no âmbito do SUS.
- Cartilha – A cartilha “CFM informa sobre os direitos dos pacientes do SUS” está em linguagem acessível, foi diagramada no formato de gibi e está dividida em tópicos. Todos os cuidados foram tomados para facilitar o entendimento do usuário sobre o conteúdo apresentado.
Entre os pontos citados na publicação consta o direito dos pacientes ao acesso universal em todos os hospitais públicos ou conveniados ao SUS, independentemente da classe social, sexo, cor, crença, idade ou país de origem. A população também é lembrada de que todos devem receber tratamento igualitário no agendamento de exames, consultas e terapias, ou seja, não pode existir o fura-fila.