A Câmara Municipal de Goiânia homenageou em sessão especial, realizada no dia 18 de setembro, os 60 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). Com propositura do vereador e 2º vice-presidente da Casa, Rogério Cruz (PRB), o evento reuniu conselheiros, colaboradores do Cremego e convidados.

Rogério Cruz, em seu discurso em nome dos 35 parlamentares que compõem o Legislativo Municipal, destacou que a importância do Cremego para o exercício profissional da medicina e disse que o Conselho é uma das entidades representativas mais respeitadas pela população de Goiânia e do Estado de Goiás.

O vereador afirmou que a homenagem ao Cremego é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Conselho nos últimos 60 anos. Ele pontuou que a atuação do Cremego vai além de fiscalizar o exercício profissional por defender também o direito da sociedade em ter acesso a um atendimento de saúde com qualidade e ética. “O Cremego luta para que o médico tenha condições dignas de trabalho, já que faltam medicamentos, equipamentos e insumos em muitas unidades de saúde em função da omissão do poder público”, comentou.

Rogério Cruz também elogiou o trabalho realizado pelo presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, no fortalecimento do trabalho da categoria no Estado e seu empenho em promover ações que reflitam no aperfeiçoamento do exercício profissional dos médicos. “O presidente Leonardo Reis é um médico jovem, porém firme nas suas convicções e seu trabalho à frente do Cremego é reconhecido por toda a população”, completou.

O presidente do Cremego, médico Leonardo Mariano Reis, agradeceu em nome dos membros, conselheiros e colaboradores a homenagem prestada pela Câmara Municipal e explicou que as funções do Conselho vão além da emissão do registro profissional do médico e da fiscalização da atuação dos profissionais. “O Cremego tem uma função social e política muito importante de auxiliar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na condução das políticas públicas de saúde”, disse.

Leonardo Reis ressaltou a importância de manter preservada a história de luta do Conselho e lembrou que a iniciativa de criar os Conselhos Regionais de Medicina no Brasil partiu do ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck. Ele também acrescentou que o Conselho foi criado no ano de 1957 com o objetivo de normatizar e fiscalizar o exercício da medicina, garantindo o respeito à ética médica e buscando um atendimento de excelência para a população. ”Temos aqui presentes nesta homenagem uma memória viva dos últimos 40 anos do Cremego e por isso agradeço em nome do Conselho essa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Goiânia”, disse.

O presidente ressaltou que o Cremego vive uma fase importante de sua história e agradeceu pela oportunidade de presidir o Conselho neste momento. “Daqui a 60 anos, não vamos estar mais aqui e por isso todos os presentes nesta homenagem contribuem para resgatarmos essa parte da nossa história”, explanou. A sessão contou ainda com as presenças do presidente da Associação Médica de Goiás e conselheiro do Cremnego, José Umberto Vaz de Siqueira; do diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, Rafael Cardoso Martinez, e do conselheiro do Cremego, Waldemar Naves do Amaral.

Homenagens – O ex-presidente do Cremego e conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Salomão Rodrigues, foi um dos homenageados. Ele afirmou que o Conselho tem uma marca muito significativa na defesa dos interesses da sociedade na área da assistência médica. “É muito importante esta homenagem, pois é uma forma de reconhecer este trabalho”, avaliou. Salomão Rodrigues acredita que o Cremego construiu uma imagem positiva junto à comunidade goiana e que seu papel precisa continuar sendo cumprido em defesa da sociedade.

Para o ex-conselheiro do CFM e ex-presidente do Cremego, Raimundo Nonato Leite Pinto, também homenageado, a homenagem prestada pela Câmara Municipal é motivo de orgulho para a categoria. Ele destacou que o Conselho tem um papel fundamental na regulamentação da medicina e exerce uma função muito importante para a sociedade. “O Cremego atua no sentido de manter uma medicina de qualidade e com ética no atendimento às pessoas”, pontuou.

Ana Maria de Oliveira, ex-presidente do Cremego homenageada pela sessão, disse que a Câmara Municipal reconheceu o trabalho do Conselho de uma forma muito especial nestes 60 anos. “É um trabalho que tem sua vertente na área de educação, na área da fiscalização e na defesa de uma boa saúde e de um sistema de saúde de qualidade para a população”, ressaltou.

Erso Guimarães, também ex-presidente do Cremego, afirmou que a homenagem tem muita importância para toda a classe médica e para a sociedade. “É um sinal de valorização do trabalho do Conselho que foi criado em 1957 para defender o direito do cidadão em receber um atendimento médico de qualidade”. Ele destacou que a finalidade maior do Cremego é fazer com que a população receba uma medicina de qualidade e que possa ser bem atendida.

Ciro Ricardo Pires de Castro, conselheiro do Cremego há 27 anos, foi homenageado como conselheiro decano. Para ele a parceria entre as entidades médicas e o segmento político traz bons resultados para a sociedade. “O Cremego tem como função principal proteger a sociedade, garantindo sempre a qualidade no atendimento médico”, acrescentou. O médico defendeu que o Conselho também deve, além de fiscalizar, estimular o bom exercício profissional de toda a categoria médica. O ex-conselheiro federal por Goiás, Afrânio Rassi foi representado na homenagem pela filha, a médica Luciana Taleb Rassi.

Colaboradores – Homenageada como funcionária mais antiga do Cremego, Terezinha Fagundes da Silva afirmou que foi uma honra ser lembrada pela Câmara Municipal. “É muito bom trabalhar no Cremego, é a minha segunda casa e eu só tenho a agradecer”, disse. Outro colaborador do Cremego homenageado foi o Vanderlan Félix, que trabalha há 25 anos no Conselho. “Fico muito feliz pela honraria, pois o Cremego é uma família, um local em que há respeito entre todos os funcionários e é muito prazeroso poder trabalhar lá”, comentou.

Antônio Carlos Teixeira, há 27 no Cremego, considera um orgulho receber a comenda do Poder Legislativo Municipal. “Fico muito honrado e feliz, é um sinal que vale a pena a dedicação ao emprego, com alegria e responsabilidade”, destacou.

Régis Paulo de Moura é colaborador do Cremego há 24 anos. Ele disse que entrou no Conselho para trabalhar três meses e hoje está há mais de vinte anos na entidade. “Receber essa homenagem foi a coisa mais importante que me aconteceu profissionalmente, pois o Cremego é uma entidade que valoriza seus funcionários e dá a eles as condições de fazer o seu trabalho da melhor forma possível”, disse.

leonardo mariano reis e vereador rogerio cruzLista dos Homenageados

Presidente e ex-presidentes
2017 – Leonardo Mariano Reis
2015/2017 – Aldair Novato Silva
2001/2003 e 2013/2015 – Erso Guimarães
2007/2008 e 2008/2013 – Salomão Rodrigues Filho
2000/2001 – Mauro Pereira Machado
1998/2000 – Lívia Barros Garção
1997/1998 – Ana Maria de Oliveira
1996/1997 – Raimundo Nonato Leite Pinto
1991/1993 e 1995/1996 – Sebastião Fernandes Moreira
1993/1995 – Nelcivone Soares de Melo
1988/1991 – Edson Nunes Vieira
1985/1988 – João Damasceno Porto

Conselheiros
Adriano Alfredo Brocos Auad (conselheiro há mais tempo no Cremego)
Ciro Ricardo Pires de Castro (decano)

Conselheiros federais
Gestão 1974 / 1979 – Afif Afrânio Rassi
Gestão 2009/ 2014 – Cacilda Pedrosa de Oliveira
Gestão 2014/ 2019 – Lueiz Amorim Canêdo – suplente

Funcionários mais antigos – datas de contratação
Terezinha Fagundes da Silva – 26/08/1991
Vanderlan Felix Pereira – 27/02/1992
Reges Paulo de Moura Costa – 04/01/1993
Antônio Carlos Teixeira – 02/08/1993

A Câmara Municipal de Goiânia homenageou em sessão especial, realizada no dia 18 de setembro, os 60 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). Com propositura do vereador e 2º vice-presidente da Casa, Rogério Cruz (PRB), o evento reuniu conselheiros, colaboradores do Cremego e convidados.Rogério Cruz, em seu discurso em nome dos 35 parlamentares que compõem o Legislativo Municipal, destacou que a importância do Cremego para o exercício profissional da medicina e disse que o Conselho é uma das entidades representativas mais respeitadas pela população de Goiânia e do Estado de Goiás.O vereador afirmou que a homenagem ao Cremego é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Conselho nos últimos 60 anos. Ele pontuou que a atuação do Cremego vai além de fiscalizar o exercício profissional por defender também o direito da sociedade em ter acesso a um atendimento de saúde com qualidade e ética. “O Cremego luta para que o médico tenha condições dignas de trabalho, já que faltam medicamentos, equipamentos e insumos em muitas unidades de saúde em função da omissão do poder público”, comentou.Rogério Cruz também elogiou o trabalho realizado pelo presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, no fortalecimento do trabalho da categoria no Estado e seu empenho em promover ações que reflitam no aperfeiçoamento do exercício profissional dos médicos. “O presidente Leonardo Reis é um médico jovem, porém firme nas suas convicções e seu trabalho à frente do Cremego é reconhecido por toda a população”, completou.O presidente do Cremego, médico Leonardo Mariano Reis, agradeceu em nome dos membros, conselheiros e colaboradores a homenagem prestada pela Câmara Municipal e explicou que as funções do Conselho vão além da emissão do registro profissional do médico e da fiscalização da atuação dos profissionais. “O Cremego tem uma função social e política muito importante de auxiliar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na condução das políticas públicas de saúde”, disse.Leonardo Reis ressaltou a importância de manter preservada a história de luta do Conselho e lembrou que a iniciativa de criar os Conselhos Regionais de Medicina no Brasil partiu do ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck. Ele também acrescentou que o Conselho foi criado no ano de 1957 com o objetivo de normatizar e fiscalizar o exercício da medicina, garantindo o respeito à ética médica e buscando um atendimento de excelência para a população. ”Temos aqui presentes nesta homenagem uma memória viva dos últimos 40 anos do Cremego e por isso agradeço em nome do Conselho essa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Goiânia”, disse.O presidente ressaltou que o Cremego vive uma fase importante de sua história e agradeceu pela oportunidade de presidir o Conselho neste momento. “Daqui a 60 anos, não vamos estar mais aqui e por isso todos os presentes nesta homenagem contribuem para resgatarmos essa parte da nossa história”, explanou. A sessão contou ainda com as presenças do presidente da Associação Médica de Goiás e conselheiro do Cremnego, José Umberto Vaz de Siqueira; do diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, Rafael Cardoso Martinez, e do conselheiro do Cremego, Waldemar Naves do Amaral. Homenagens – O ex-presidente do Cremego e conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Salomão Rodrigues, foi um dos homenageados. Ele afirmou que o Conselho tem uma marca muito significativa na defesa dos interesses da sociedade na área da assistência médica. “É muito importante esta homenagem, pois é uma forma de reconhecer este trabalho”, avaliou. Salomão Rodrigues acredita que o Cremego construiu uma imagem positiva junto à comunidade goiana e que seu papel precisa continuar sendo cumprido em defesa da sociedade.Para o ex-conselheiro do CFM e ex-presidente do Cremego, Raimundo Nonato Leite Pinto, também homenageado, a homenagem prestada pela Câmara Municipal é motivo de orgulho para a categoria. Ele destacou que o Conselho tem um papel fundamental na regulamentação da medicina e exerce uma função muito importante para a sociedade. “O Cremego atua no sentido de manter uma medicina de qualidade e com ética no atendimento às pessoas”, pontuou.Ana Maria de Oliveira, ex-presidente do Cremego homenageada pela sessão, disse que a Câmara Municipal reconheceu o trabalho do Conselho de uma forma muito especial nestes 60 anos. “É um trabalho que tem sua vertente na área de educação, na área da fiscalização e na defesa de uma boa saúde e de um sistema de saúde de qualidade para a população”, ressaltou.Erso Guimarães, também ex-presidente do Cremego, afirmou que a homenagem tem muita importância para toda a classe médica e para a sociedade. “É um sinal de valorização do trabalho do Conselho que foi criado em 1957 para defender o direito do cidadão em receber um atendimento médico de qualidade”. Ele destacou que a finalidade maior do Cremego é fazer com que a população receba uma medicina de qualidade e que possa ser bem atendida.Ciro Ricardo Pires de Castro, conselheiro do Cremego há 27 anos, foi homenageado como conselheiro decano. Para ele a parceria entre as entidades médicas e o segmento político traz bons resultados para a sociedade. “O Cremego tem como função principal proteger a sociedade, garantindo sempre a qualidade no atendimento médico”, acrescentou. O médico defendeu que o Conselho também deve, além de fiscalizar, estimular o bom exercício profissional de toda a categoria médica. O ex-conselheiro federal por Goiás, Afrânio Rassi foi representado na homenagem pela filha, a médica Luciana Taleb Rassi.Colaboradores – Homenageada como funcionária mais antiga do Cremego, Terezinha Fagundes da Silva afirmou que foi uma honra ser lembrada pela Câmara Municipal. “É muito bom trabalhar no Cremego, é a minha segunda casa e eu só tenho a agradecer”, disse.Outro colaborador do Cremego homenageado foi o Vanderlan Félix, que trabalha há 25 anos no Conselho. “Fico muito feliz pela honraria, pois o Cremego é uma família, um local em que há respeito entre todos os funcionários e é muito prazeroso poder trabalhar lá”, comentou.Antônio Carlos Teixeira, há 27 no Cremego, considera um orgulho receber a comenda do Poder Legislativo Municipal. “Fico muito honrado e feliz, é um sinal que vale a pena a dedicação ao emprego, com alegria e responsabilidade”, destacou. Régis Paulo de Moura é colaborador do Cremego há 24 anos. Ele disse que entrou no Conselho para trabalhar três meses e hoje está há mais de vinte anos na entidade. “Receber essa homenagem foi a coisa mais importante que me aconteceu profissionalmente, pois o Cremego é uma entidade que valoriza seus funcionários e dá a eles as condições de fazer o seu trabalho da melhor forma possível”, disse. 
Lista dos Homenageados Presidente e ex-presidentes2017 – Leonardo Mariano Reis2015/2017 – Aldair Novato Silva2001/2003 e 2013/2015 – Erso Guimarães2007/2008 e 2008/2013 – Salomão Rodrigues Filho2000/2001 – Mauro Pereira Machado1998/2000 – Lívia Barros Garção1997/1998 – Ana Maria de Oliveira1996/1997 – Raimundo Nonato Leite Pinto1991/1993 e 1995/1996 – Sebastião Fernandes Moreira1993/1995 – Nelcivone Soares de Melo1988/1991 – Edson Nunes Vieira1985/1988 – João Damasceno Porto ConselheirosAdriano Alfredo Brocos Auad (conselheiro há mais tempo no Cremego)Ciro Ricardo Pires de Castro (decano)  Conselheiros federaisGestão 1974 / 1979 – Afif Afrânio Rassi Gestão 2009/ 2014 – Cacilda Pedrosa de Oliveira Gestão 2014/ 2019 – Lueiz Amorim Canêdo – suplente
Funcionários mais antigos – datas de contrataçãoTerezinha Fagundes da Silva – 26/08/1991Vanderlan Felix Pereira – 27/02/1992Reges Paulo de Moura Costa – 04/01/1993Antônio Carlos Teixeira – 02/08/1993 

Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.