Cerca de 50 profissionais participaram, nos dias 27 e 28 de novembro (sexta-feira e sábado), em Brasília (DF), de oficina promovida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) para capacitação de avaliadores externos do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas Brasileiras (Saeme).

O grupo – definido a partir de uma seleção que ficou aberta até o dia 30 de outubro, por meio de chamamento público no site do Saeme e nos sites institucionais do CFM e Abem – é composto por profissionais da saúde de todo o país.

Nos dois dias de atividade, os participantes assistiram a uma conferência sobre o Saeme e estudaram as etapas do processo de acreditação, a plataforma e o instrumento de avaliação. Constaram ainda na pauta temas como a visita externa e o código de ética do avaliador. O roteiro de visita foi estudado conjuntamente e o grupo avaliou os resultados do trabalho desenvolvido, que continua online caso surjam dúvidas ou pontos a consolidar.

“Temos profissionais com grande competência em avaliação agora integrados ao Saeme. Recebemos muitas contribuições – através das sugestões e feedbacks – para aperfeiçoar o processo”, disse o professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e coordenador da comissão de acreditação, Milton de Arruda Martins. Ele relembrou ainda que o processo será contínuo e que trabalha-se com a previsão de que “no primeiro semestre de 2016, estejam abertas as inscrições para novos cursos de Medicina que quiserem participar”.

“Considero que esse momento foi enriquecedor e que, no que depender da competência dos avaliadores, do engajamento e comprometimento deste grupo, o Saeme será vitorioso”, avaliou o conselheiro Dalvélio de Paiva Madruga, membro das comissões de Ensino Médico e de Avaliação de Escolas Médicas do CFM.

“Constituir esse grupo é dividir responsabilidades. Temos o desejo de acertar e acredito que o caminho se torna mais fácil quando temos pessoas experientes, capacitadas e criativas junto conosco, dispostas a um compartilhamento generoso e respeitoso como o que houve aqui”, disse Patricia Zen Tempski, membro da comissão de acreditação e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da FMUSP.

A partir de agora, o coletivo de avaliadores externos estão mobilizados para a etapa de autoavaliação das escolas, com análise das respostas ao instrumento de avaliação e evidências demonstradas, seguida da visita à instituição de ensino. Para que tais etapas sejam cumpridas, a partir da próxima semana, as escolas médicas participantes receberão login e senha para preenchimento do instrumento de avaliação online. As visitas ocorrem até o final de maio de 2016. Estes processos envolvem, além dos avaliadores externos, uma comissão de acreditação.

Cronograma – No início de 2016, a comissão de acreditação e o grupo de avaliadores externos analisarão as respostas ao instrumento de avaliação e as evidências apresentadas. A etapa de visitas às instituições de ensino e seus diferentes cenários de aprendizagem – que inclui reuniões com discentes, docentes, grupo técnico e dirigentes, além de representantes da comunidade e da rede de saúde local – deve estar concluída até maio.

A etapa de emissão do parecer final deve acontecer de maio a junho de 2016. Este parecer se baseará na análise dos relatórios de visita, com seu perfil de indicadores de suficiência e insuficiência. Ao final, cada curso receberá um parecer final, que pode ser: curso de Medicina “acreditado”, “acreditado com ressalvas” e “não acreditado”.

Em julho, a rede de colaboração do Saeme estará totalmente implementada para compartilhar áreas de excelência e experiências sobre como superar o desafio da qualificação. A partir de agosto, será a etapa de continuidade, na qual os resultados serão analisados e será feito o planejamento dos anos seguintes.

Confira a galeria de imagens da oficina em:  https://www.flickr.com/photos/cfmimprensa/albums/72157659425531654

 
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