As Câmaras Técnicas de Cirurgia Geral e de Medicina do Trabalho realizaram reuniões nesta quarta-feira (19) para deliberar sobre pareceres e definir ações relacionadas às especialidades. Na Câmara Técnica de Cirurgia Geral foram debatidas ações relacionadas à implementação dos três anos de residência médica em cirurgia geral e debatidas a elaboração de uma resolução sobre a cirurgia robótica. “Temos de ter um marco regulatório para este tipo de procedimento”, argumentou o coordenador da Câmara Técnica, Jorge Curi.
Presente na reunião, o 1º vice-presidente do CFM, Mauro Ribeiro, deu informes sobre a proposta do Ministério da Saúde para a implementação da carreira exclusiva de Estado para os médicos da atenção básica. Disse, também, que o governo deve apresentar até o início do próximo ano uma proposta que vai contemplar as especialidades e as cirurgias de baixa e média complexidade. Além dos dois conselheiros, participaram da reunião, Edivaldo Massazo Utiyama, Jurandir Marcondes Ribas Filho, Nailton Jorge Ferreira Lyra, Paulo Roberto Corsi, Fernando Rodrigues Máximo, Rosana Leite de Melo, Sandro Scarpelini, Sérgio Tamura e Thadeu Silva de Moura.

Participaram da reunião: Alberto Carvalho de Almeira, Carlos Magno Pretti Dalapícola, Eltes de Castro Paula, Fernando Rocha, Iseu Milmar, Mírian Pertétua Dias Parente e Vera Lúcia Zaher-Rutherford.