A Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) realiza, nesta quinta-feira (10), Painel e Assembleia Geral Ordinária na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília. O encontro foi aberto pelo médico José Leite Saraiva, presidente da federação.

Coordenando a mesa, José Paranaguá Santana (Fiocruz) abordou os Desafios da Medicina na Era Tecnológica e, na sequencia, José Antônio de Almeida Souza (AMBa) expôs um painel sobre Iatrogenias.

Convidado a falar sobre os Desafios do Financiamento dos Sistemas de Saúde, o médico Sérgio Piola (IPEA) ressaltou que os gastos em serviços de saúde crescem em todos os países – sendo que em alguns supera o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil, o gasto público é baixo para um sistema de acesso universal e integral e, de acordo com Piola, o Sistema Único de Saúde (SUS) convive com recursos insuficientes desde sua criação, tendo sofrido com a participação da União diminuída.

O presidente do CFM – Roberto Luiz d’Ávila – ressaltou que “é nítido o subfinanciamento público, mas também é preciso encarar um grande problema do setor de saúde: a fraude, o desperdício, a corrupção”.

Abordando o tema Humanização da Relação Médico-Paciente a convite da FBAM, d’Ávila ressaltou a importância dessa relação para a excelência médica, sendo inaceitável considerar o paciente como mais um na fila de espera ou um número para o gestor.

“O mundo mudou e precisamos tocar no coração, na fibra de nossos residentes para que eles reconheçam no outro o humano. O paciente é alguém que necessita de outro alguém tão humano quanto ele para auxiliá-lo em seus problemas. Existem mais de 20 mil aplicativos seduzindo os médicos e nem mesmo auscultar pode ser preciso, mas a tecnologia, os exames complementares não podem ser colocados entre o médico e o paciente,” alertou o presidente do CFM.

A Assembleia Geral Ordinária da FBAM está prevista para começar às 14 horas, sendo seguida de uma homenagem da Federação ao presidente e ao vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

Youtube Instagram Facebook
Aviso de Privacidade