Os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) estão promovendo um amplo debate sobre formação médica que subsidiará os trabalhos do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, evento que será realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) nos dias 27 e 28 de agosto, na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr).
A Comissão de Ensino Médico do CFM, que organiza o evento nacional, está estimulando a realização de fóruns locais/regionais organizados pelos CRMs e regionais da Abem para discutir previamente a temática do Fórum Nacional, em seus quatro tópicos: avaliação da graduação, avaliação da residência médica, adequação das escolas médicas às novas diretrizes curriculares e os COAPS (Contratos organizativos da ação pública), obviamente com o fermento da ótica locorregional.
O objetivo é garantir ampla penetração e capilaridade das discussões no País em torno do capítulo III da Lei 12. 871/2013 que afetou profundamente a formação médica no Brasil. “Para nós é fundamental estabelecermos canais efetivos de informação e debate com as regiões e entre as regiões de nosso país, e, assim, incorporarmos as experiências diversas e ensinamentos plurais”, afirma o coordenador da comissão, Lúcio Flávio Gonzaga Silva.
No dia 17 de julho, a região Sul promoveu o seu pré-fórum, organizado pelo CRM de Santa Catarina (CRM-SC). Participaram representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná que atuam em instituições e entidades médicas como os CRMs, associações médicas, sindicatos, academias de medicina, comissões estaduais de residência médica, regionais da Abem, coordenadores dos cursos de medicina, entre outros.
Nos mesmos moldes, o mês de agosto concentrará a realização dos demais pré-fóruns. No dia 10, o Cremerj promove o encontro da Região Sudeste, no Rio de Janeiro; e no dia 11, o pré-fórum da região Centro-Oeste, organizado pelo CRM-DF, ocorre em Brasília (DF). Nos dias 12 e 14, respectivamente, Cremeb (Bahia) e Cremam (Amazonas), realizam os pré-foruns regionais das regiões Nordeste e Norte.
Alguns pontos a serem abordados estão a caracterização dos cenários de prática; adequação da quantidade de acadêmicos versus a capacidade dos serviços; adequação em número e qualificação de preceptores; recursos para funcionamento assistencial e para o ensino médico; As novas Diretrizes Curriculares Nacionais; viabilidade das avaliações sucessivas dos estudantes de Medicina e impacto na graduação; autonomia dos programas de Residência Médica no âmbito da seleção dos médicos residentes e da avaliação anual imposta pela Lei de 2013; e a situação local dos contratos organizativos da ação pública ensino-saúde (situação atual e planejamento até 2018).
“Essas são as preocupações atuais da categoria médica quanto a formação do médico brasileiro, o que motivou a escolha temática do Fórum Nacional de Ensino Médico do CFM/Abem, versão 2015”, ressalta Gonzaga Silva.
Serviço:
Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Sul: 17/07/2015, em Florianópolis, promovido pelo CRM-SC. Para mais informações sobre o evento clique aqui. Veja fotos //www.flickr.com/photos/98904294@N08/sets/72157655992599042» target=»_blank» style=»margin: 0px; padding: 0px; color: rgb(40, 64, 52);»>aqui.
Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Sudeste: 10/08/2015, na cidade do Rio de Janeiro, promovido pelo Cremerj. Para mais informações sobre o evento clique aqui.
Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Centro-Oeste: 11/08/2015, em Brasília, promovido pelo CRM-DF. Para mais informações sobre o evento clique aqui.
Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Nordeste: 12/08/2015, em Salvador, promovido pelo Cremeb. Para mais informações sobre o evento clique aqui.
Pré-Fórum de Ensino Médico da Região Norte: 14/08/2015, em Manaus, promovido pelo Cremam. (Em breve mais informações)
VI Fórum Nacional de Ensino Médico: 27/08/2015 e 28/08/2015, em Brasília, promovido pelo CFM. Para mais informações sobre o evento clique aqui.