A divulgação do trabalho médico e de assuntos relacionados à profissão; seja por meio de entrevistas, cartões de visitas, fachadas de unidades de saúde, receituários, anúncios publicitários, sites ou redes sociais; deve seguir as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Os critérios norteadores desta divulgação estão claramente definidos nas Resoluções CFM 1974/2011, 2126/2015 e 2133/2016, que foram debatidas na terça-feira (23), na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) por representantes do Conselho, das regionais goianas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP/GO) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/GO) e médicos especialistas nas duas áreas.

A realização do encontro foi uma iniciativa do conselheiro do Cremego e presidente da SBCP/GO, Luiz Humberto Garcia de Souza, e buscou alertar os médicos sobre condutas antiéticas nas mídias sociais e como fazer o uso ético e responsável dos vários canais de comunicação com o público. 

Orientada pelo coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremego, João Anastácio Dias, a reunião contou com as presenças do presidente do Conselho, Aldair Novato Silva; do primeiro secretário Fernando Pacéli Neves de Siqueira; do conselheiro e dermatologista Adriano Alfredo Brocos Auad; do também conselheiro e secretário da Codame, Fernando Ferro; do presidente da SBD/GO, Adriano Loyola; e de mais de cem dermatologistas e cirurgiões plásticos. 

João Anastácio e Fernando Ferro apresentaram as resoluções em vigor, que foram debatidas por mais de três horas pelos participantes do encontro. O coordenador orientou os médicos a sempre buscarem a Codame em caso de dúvidas sobre as resoluções.

O Cremego e as Sociedades de Especialidades estão atentas ao descumprimento das normas para evitar que médicos que atuam de forma séria e ética sejam prejudicados por divulgações antiéticas. Os profissionais que se depararem com publicações deste tipo feitas ou atribuídas a colegas podem entrar em contato com a Codame. ​

 

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