CFM promove I Fórum Sobre Inteligência Artificial na Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará, no dia 3 de junho de 2025, em sua sede, o I Fórum Sobre Inteligência Artificial na Medicina, das 8h às 15h. A iniciativa da Comissão de Inteligência Artificial do CFM, coordenada pelo conselheiro federal Jeancarlo Fernandes Cavalcante, reafirma o protagonismo da entidade na regulação da prática médica no Brasil frente aos avanços tecnológicos na saúde.
O evento será o ponto alto de uma série de ações já desenvolvidas pela Comissão, como o seminário virtual de 3 de abril com especialistas internacionais. O encontro abordou experiências regulatórias dos Estados Unidos e da Europa, oferecendo uma visão global sobre o uso da inteligência artificial na medicina.
No Fórum, serão discutidos temas como regulamentação da IA, letramento digital, boas práticas médicas, experiências internacionais, e desafios éticos e jurídicos. A proposta é reunir médicos, juristas, especialistas em tecnologia e demais interessados, promovendo um espaço plural e qualificado de debate.
“A inteligência artificial é uma área do conhecimento que dobra a cada mês. É fundamental termos uma regulação clara para evitar abusos ou desvios em sua aplicação na medicina”, alerta Jeancarlo.
A atuação do CFM nessa temática reforça seu compromisso com a valorização da medicina, a segurança do paciente e a constante atualização profissional. O Fórum será aberto e gratuito, reconhecendo o impacto da inteligência artificial em todo o ecossistema da saúde.
“Queremos disseminar esse conhecimento na comunidade médica, mas o evento também está aberto a profissionais de tecnologia, direito e outras áreas”, afirma o conselheiro.
Com foco na regulação da inteligência artificial, o Fórum pretende preparar médicos e a sociedade para um futuro cada vez mais integrado ao uso de sistemas inteligentes. “É impossível dissociar o futuro da medicina da IA. Precisamos estar preparados”, conclui Jeancarlo.