Duas câmaras técnicas (Nefrologia e Diagnóstico por Imagem) se reúnem nesta terça-feira (23) na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM). Os temas abordados nessas instâncias têm potencial repercussão no trabalho de 13.485 médicos – 3.813 com título de especialista em Nefrologia e 9.672 em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, segundo dados do estudo Demografia Médica no Brasil 2015 –, na assistência à saúde e na sociedade.
As reuniões foram coordenadas, respectivamente, pelos conselheiros Donizetti Dimer Giamberardino Filho (represente do Paraná) e Aldemir Humberto Soares (representante da Associação Médica Brasileira).
No âmbito das comissões, conselheiros e convidados tratam dos temas Ações Sociais e Saúde Suplementar. Salomão Rodrigues Filho (Goiás) conduz as discussões sobre a atividade que envolve a operação de planos privados de assistência à saúde e o trabalho médico nesse contexto e Ricardo Paiva, diretor do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), conduz os trabalhos sobre Ações Sociais.

As comissões e câmaras técnicas do CFM são responsáveis por prestar informações em áreas específicas da medicina e oferecer subsídios aos conselheiros na elaboração de pareceres e resoluções. Acompanhe em www.portalmedico.org.br as atividades desses grupos.

