Foi prorrogado o prazo final para envio de contribuições com o objetivo de aprimorar o instrumento e o roteiro de avaliação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), criado por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). A consulta pública se encerrará no dia 10 de setembro de 2015.

O Sistema de Acreditação foi lançado em parceria entre o CFM e a Abem

O Sistema de Acreditação foi lançado em parceria entre o CFM e a Abem

Após o lançamento da iniciativa, em junho deste ano, as entidades abriram um processo de Consulta Pública para que  todos os interessados na qualidade da formação médica possam expressar suas opiniões e contribuir com sugestões. Serão acolhidas “todas as sugestões recebidas, de forma que o formato final do instrumento e do roteiro de avaliação representem os anseios de qualidade de professores, diretores, gestores, alunos e da sociedade”, dizem os idealizadores, na página do Saeme ( http://www.saeme.org.br/).

Para contribuir, o interessado deve enviar mensagem ao e-mail   saeme@portalmedico.org.br. No campo assunto, inserir o termo CONSULTA PÚBLICA. Será necessário anexar, à mensagem, o formulário padrão, disponível para download no link http://www.saeme.org.br/index.php/instrumento-de-avaliacao/consulta-publica

Mesmo com a ampliação do prazo de consulta pública, o cronograma de atividades de implementação do Saeme está sendo mantido. Nas próximas semanas, ocorrerá a capacitação dos avaliadores externos e uma oficina para apresentação do Sistema e seus objetivos para os representantes de cursos que participarão do processo de acreditação. Os encontros estão previstos para os dias 18 e 19 de setembro.

Lançado pelo CFM e a Abem em junho deste ano, o Saeme ajudará a identificar os cursos de Medicina (públicos e privados) que atendem às exigências mínimas para a formação dos futuros profissionais. No primeiro ano, deverá avaliar 20 instituições de ensino do País. A participação é voluntária. Os cursos participantes serão provenientes de diferentes regiões e com tipos distintos de estatutos jurídicos, tempo de existência e métodos de ensino.

Para saber mais sobre o Saeme, acesse o site  http://www.saeme.org.br/ .

 
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